Investigações apontam esquema de favorecimento no pagamento de precatórios a políticos e ex-agentes públicos de Formosa.

Formosa (13/05/2025) – O Ministério Público de Goiás (MPGO) realizou nesta terça-feira a operação “Carburador” com o objetivo de combater um esquema de fraude no pagamento de precatórios em Formosa, no Nordeste goiano.
Foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão, autorizados pela 2ª Vara Criminal, dentro de um Procedimento de Investigação Criminal que corre na 3ª Promotoria de Justiça da cidade. A investigação apura o pagamento fora da ordem legal de precatórios em favor de vereadores e ex-vereadores, o que pode configurar favorecimento ilegal com dinheiro público.
ALVOS DA OPERAÇÃO
Entre os investigados estão o atual vereador Edmundo Nunes Dourado, o procurador do município Ítalo José Barbosa Xavier, além de ex-vereadores e ex-procuradores:
- Jesulindo Gomes de Castro
- Jurandir Humberto Alves de Oliveira
- Emílio Torres de Almeida
- Jeremias Gomes de Castro
- Nélio Marques de Almeida
- Eliton de Paiva
- Dijair de Sousa Geracy
- Domingos de Sena Lopes Filho
- Miguel Rubens dos Santos Oliveira
- José Aparecido de Sousa Leite
- Antônio Faleiro Filho
- Divino Ramos da Silva
- Wenner Patrick de Sousa
- Gustavo Marques de Oliveira
- Alessandro de Sousa Oliveira (ex-procurador)
- Santiago Ferreira Ribeiro (advogado)
- Irani Tavares de Campos Araújo (particular)
APOIO E PRÓXIMOS PASSOS
A ação contou com o apoio do Centro de Inteligência do MPGO, da Polícia Civil (11ª DRPC), da Polícia Militar de Goiás e foi acompanhada por representantes da OAB. Todo o material apreendido será analisado para fortalecer as provas já coletadas, podendo resultar em ação penal contra os envolvidos.
📌 Siga @diariodeformosa para mais notícias da região!